INTRODUÇÃO À CIÊNCIA GEOGRÁFICA


GEOGRAFIA: É a ciência que tem por objetivo descrever e analisar a variação espacial dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem no globo terrestre.

Deve- se ver a Geografia não como mais uma matéria para ser estuda e decorada, mas sim, uma forma de interpretar o espaço geográfico em que você vive e as inter-relações com outros espaços geográficos. Observe por exemplo a placa de um automóvel, indicando sua origem, sotaque de pessoas, expressões curiosas, vestuário, etc. Isso é geografia! Isso é conhecer e aprender a interpretar a constante reorganização do espaço geográfico.

(FONTE: YOUTUBE) O QUE É GEOGRAFIA?

ESPAÇO GEOGRÁFICO: Corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem, pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão às relações entre os homens e desses com a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação e tudo que nela está inserido.

* GEOGRAFIA TRADICIONAL OU CLÁSSICA: É a descrição, a enumeração e classificação dos fatos referentes ao espaço, onde a Geografia Tradicional se limitou; como se eles cumprissem toda a tarefa de um trabalho científico. O conceito de espaço não era uma categoria central de pesquisa, pois os geógrafos trabalhavam principalmente com os conceitos de...

· Lugar: É a porção do espaço onde desenrolam as relações do cotidiano; ou seja, onde existe vida qualquer local que se possa chegar.
· Território: Apropriação de uma parcela espacial por um indivíduo ou uma coletividade; onde ocorrem as relações de poder, posse ou de dominío de determinadas regras ou leis (Continentes, Países, Estados, Cidades...).
· Paisagem: É o resultado material de todos os processos (naturais e sociais) que ocorrem em um determinado espaço; ou seja, é tudo que podemos enxergar ao nosso redor.
· Região: É qualquer área geográfica que forme uma unidade distinta em virtude de determinadas características; ou seja, são áreas que diferenciam em seu entorno por uma ou mais particularidades (Brasil: Norte, Nordeste, Sul...).
* GEOGRAFIA QUANTITATIVA, PRAGMÁTICA OU NOVA GEOGRAFIA: É a ciência que estuda a organização espacial. Nesse sentido, a geografia precisava entender a lógica do comportamento dos agentes sociais para poder explicar a localização das atividades humanas e os fluxos de pessoas, mercadorias e informações que conectam os lugares. A quantificação é uma referência, pois toda abordagem em geografia tende a medir, a quantificar os fenômenos e quantificando o que estava implícito, os métodos de estatística de construção da informação geográfica visam dar mais cientificidade ao discurso da geografia.

* GEOGRAFIA CRÍTICA: Afirma que, assim como a cultura, a política e a economia são instâncias da sociedade, o mesmo ocorre com o espaço, que, como produto social, reflete os processos e conflitos sociais, ao mesmo tempo em que influi neles. Onde, Milton Santos foi um dos maiores geógrafos crítico que afirmava: “O objeto de estudo da geografia é o espaço, concebido de forma humanizada e politizada como uma instância social”.
* GEOGRAFIA CULTURAL: É o campo da geografia humana que estuda os produtos e normas culturais e suas variações através dos espaços e dos lugares. Foca-se na descrição e análise de como as formas de linguagem, religião, artes, crenças, economia, governo, trabalho e outros fenômenos culturais variam ou permanecem constantes, de um lugar para outro e na explicação de como os humanos funcionam no espaço.


EVOLUÇÃO DA GEOGRAFIA

Para entendermos como se deu a evolução da Geografia, temos que voltar um pouco no tempo e fazer uma retrospectiva sintetizada dos FATOS, PERSONAGENS e PRINCÍPIOS, que contribuíram para a sua evolução entre os diversos povos e a sua consolidação como ciência.

1. Pré-História

Retratando no interior das cavernas, através de pinturas que relatavam paisagens e o seu cotidiano; o Homem Pré – Histórico, durante seus deslocamentos, conquistas e modificações sobre o espaço, contribuíram indiretamente para a elaboração da ciência geográfica.

2. Idade Antiga

· EGÍPCIOS: Com o surgimento da escrita, dados geográficos mais precisos como a periodicidade das cheias do Rio Nilo e o posicionamento das Estrelas e Planetas, ficaram um pouco mais claros.

· GREGOS: Foram os gregos que sintetizaram os conhecimentos sobre a natureza e o espaço, ou seja, onde a Geografia nasceu, e tinha como destaque:

Tales de Mileto: Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e que a Terra era um disco plano em uma grande extensão de água.
Aristóteles: Criador do pensamento lógico; foi o primeiro a perceber a esfericidade do planeta.
Teofrasto: Sucessor de Aristóteles; começou a desenvolver a relação entre as plantas e o clima.
Ptolomeu: Cientista grego que apresentou um sistema cosmológico GEOCÊNTRICO; isto é, a Terra como centro do Universo.

· ROMANOS: Muito contribuíram para esse processo, afinal era um povo EXPANSIONISTA (Anexavam Áreas, Paisagens, Conhecimentos Históricos, Culturais, Sociais e Filosóficos no rol do Conhecimento Geográfico).

· ÁRABES: Após a queda do império romano, os árabes herdaram e preservaram toda a cultura adquirida pelos romanos, propiciando a recuperação e o aprofundamento do estudo da Geografia.

3. Idade Moderna

· Europeus: Com o início da Idade Moderna, a cultura greco – romana, foi resgatada e desenvolvida pelos europeus, e tinha como destaque:

Fernão de Magalhães: Comandou a expedição marítima que efetuou a primeira viagem de circum - navegação ao globo. Confirmando assim a esfericidade do planeta.
Nicolau Copérnico: Desenvolveu a teoria HELIOCÊNTRICA, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar.
Galileu Galilei: Construiu em 1609, a primeira Luneta e fez com ela observações astronômicas, tais como: Rotação da Terra, Satélites de Júpiter, Fases de Vênus...
Isaac Newton: A lei de Gravitação Universal.


BASES DA GEOGRAFIA

Alexandre Von Humboldt: Geógrafo alemão; foi o primeiro a relacionar clima, solo e vegetação, onde em sua obra Kosmos, mostrou que tudo funciona em plena interação.
Karl Ritter: Geógrafo alemão; descreve a relação entre natureza e o Homem, ou seja, a influência dos fenômenos físicos na atividade humana.
Friedrich Ratzel: Geógrafo alemão; fundador da geografia política moderna ou geopolítica. Cria a Escola Determinista, que prega o “Meio” como fator determinante para as condições de desenvolvimento do Homem e das sociedades.
Paul Vidal de La Blache: Geógrafo Frances; criador da Escola Possibilista, que prega a Influência do “Homem no Meio” e do “Meio no Homem”.
Jean Brunhes: Estudo das constantes transformações do Meio.

ESCOLAS DA GEOGRAFIA

· ESCOLA DETERMINISTA OU ALEMÃ: Criada e desenvolvida por Ratzel, no qual predomina que o espaço natural é quem determina a formação do Homem e da organização das sociedades.

EX.: Área Litorânea: Pescadores / Áreas Diversas: Agropecuaria.

· ESCOLA POSSIBILISTA OU FRANCESA: Criada por La Blache, fundamentava-se na influência da Natureza na vida do Homem, e do Homem na vida da Natureza.

EX.: Piscicultura: Ibimirim (PE) Sertão / Fruticultura: Maceió (AL) Litoral.


OBJETOS DE ESTUDO DA GEOGRAFIA

Os objetos de estudo da geografia são:

· MATERIAL: A superfície terrestre;
· FORMAL: Fatores naturais e humanos (relação).


DIVISÃO DA GEOGRAFIA

GEOGRAFIA FÍSICA: É o estudo das características naturais existentes na superfície terrestre, ou seja, o estudo das condições da natureza ou paisagem natural.

· Hidrografia: Águas do planeta (continentais ou oceânicas);
· Climatologia: Tempo e clima;
· Biogeografia: Distribuição geográfica dos seres vivos;
· Geomorfologia: Formação dos continentes, formas de relevo e seus componentes.

GEOGRAFIA POLÍTICA (HUMANA): É a interação entre a política e o território, nomeadamente no que diz respeito à administração.

· População: Sua dinâmica e distribuição pela superfície;
· Urbana: Crescimento das cidades (população, estrutura e seus fatores);
· Economia: Agropecuária, indústria e comércio;
· Política: Construção do espaço, com relação ao chamado “espaço-poder”.


PRINCÍPIOS GEOGRÁFICOS

* EXTENSÃO (RATZEL): O geógrafo, ao estudar um fato geográfico ou área, deve proceder à sua localização e delimitação, utilizando para tanto os recursos atribuídos pela Cartografia.
* ANALOGIA (RITTER E LA BLACHE): Delimitada e observada à área, o geógrafo deve compará-la com outras áreas, buscando semelhanças e diferenças existentes.
* CAUSALIDADE (HUMBOLDT): O geógrafo deve explicar os motivos das ocorrências dos fatos ou paisagens geográficas, ou seja, buscam as causas e examinam as suas consequências. É a própria lei de causa e efeito.
* ATIVIDADE (JEAN BRUNHES): Estuda as paisagens do ponto de vista dinâmico, verificando as mudanças e evoluções existentes nas paisagens (Mutações) e que afirma os fatos terem um caráter dinâmico, mutável, o que demanda o conhecimento do passado para a compreensão do presente e previsão do futuro.
* CONEXIDADE (JEAN BRUNHES): Estuda o relacionamento recíproco entre os fatos. Os fatos jamais devem ser estudados isoladamente, sendo sempre correlacionados. Um fato sempre influencia um outro fato.

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